O vereador Alessandro Rios apresentou um requerimento na sessão legislativa da última segunda-feira (06) pedindo para que a Prefeitura viabilize urgentemente a informatização da saúde, deixando todas as unidades conectadas à internet e interligadas em rede.
Segundo o vereador, com a informatização a Secretaria da Saúde terá uma gestão mais organizada, eficaz e eficiente. Podendo também disponibilizar ao corpo técnico o histórico dos pacientes, tratamentos, medicamentos fornecidos e diversas outras estatísticas que facilitarão as tomadas de decisões.
“Senhor prefeito estamos na dependência de uma gestão pública com foco na solução de problemas e a informatização da saúde é um tema que merece esforço e dedicação. Podendo ser um divisor de águas para a saúde desse município” – disse Alessandro Rios.
Ainda segundo o vereador, em contato com o Ministério da Saúde foi informado que é fornecido um software gratuito para facilitar a integração das unidades de saúde. E que o município já detém um programa de gestão de medicamentos, com profissionais treinados e que não são utilizados por falta de internet e computadores nos postos de saúde.
Farmácia Única Central
Alessandro Rios também pediu um estudo para a viabilização da implantação de uma Farmácia Única Central. A iniciativa visa um novo modelo de gestão em busca de maior eficiência, organização, controle e produtividade na prestação de serviços aos cidadãos.
“Na prática seria um facilitador, pois atualmente o deslocamento já ocorre em demasia pelo busca do remédio em diversas localidades ou quando não encontram o farmacêutico para autorizar a retirada” – completou Alessandro Rios.
Nesse formato as unidades de saúde teriam medicamentos somente para uso imediato. |