O delegado de polícia Rafael Fagundes também foi homenageado pelo Legislativo de Avaré, na última segunda-feira, dia 05. Fagundes se tornou o primeiro policial civil a concluir o Curso de Operações Especiais da Policia Militar do Estado de São Paulo.
Rafael nasceu em Avaré, tem apenas 30 anos, é filho de Mario e Vanise Fagundes. Atualmente ele é delegado do 33° Distrito Policial de São Paulo.
A homenagem a Rafael Fagundes partiu do presidente da Câmara, Denilson Ziroldo (PSDB), que foi quem entregou o diploma de honra ao mérito ao delegado.
O curso do Comando de Operações Especiais (COE), ao qual Fagundes passou, é conhecido como “45 dias no inferno”. “Dormir três horas por noite. Enfrentar aulas técnicas a madrugada inteira, sem nem piscar. Ser submetido, em seguida, a testes práticos, sem fracassar. Uma refeição por dia - duas colheres de arroz - com só 30 segundos para comer. Correr quilômetros, rastejar na lama, mergulhar, descer de rapel de helicóptero para invadir um presídio rebelado, sem demonstrar cansaço. Perder dez quilos em 30 dias. E não reclamar. Não é para qualquer um”, afirmou Denilson Ziroldo, ao entregar a homenagem.
Os que sobreviverem, após 40 dias de curso, sem pedirem para sair, terão de enfrentar o último teste, de sobrevivência: uma semana na mata fechada da Serra do Mar, só com um facão na mão, tendo de se localizar, encontrar vítimas e enfrentar pressões psicológicas, frio, fome, medo e saudades da família.
Tudo em nome de uma caveira no braço - o símbolo dos Comandos e Operações Especiais (COE), tropa da PM paulista especializada em resgates na mata e ações de risco, como incursões em favelas dominadas pelo tráfico e terrorismo.
Todo ano, 200 policiais militares do Brasil se inscrevem para o curso do COE, que é tão exigente e rústico quanto o curso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM do Rio. Na seleção, só os 33 melhores são aprovados. Aliás, as instruções do COE serviram para a formação do curso do Bope e são modelo nacional.
Rafael Fagundes é também o primeiro avareense a concluir o Curso de Operações Especiais.
|